quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O que significa Enduro FIM ?


O que seria esse tal de Enduro Fim ?

Muitas trilheiros não conhecem e tem a curiosidade de saber o que é , como funicona e etc . Com base nisso vamos fazer um resumo para que as pessoas possam ter um conhecimento nescessário para encarar uma prova deste tipo .



Motivo do nome : Enduro FIM é um enduro que segue os padrões e regulamentos da Federação Internacional de Motociclismo ( FIM ).

Basicamente é uma trilha organizada , sinalizada por placas.
Trata-se de um enduro aonde o piloto tem que ser rápido e regular . É mais ou menos uma mistura de Enduro de velocidade com Enduro de Regularidade .

A parte da Velocidade , fica por conta das Especiais , trechos escolhidos pelos organizadores aonde terá a tomada de tempo , aqui em São Paulo essas especiais são dividas por três nomes :

Extreme Test
: (circuito montado com obstáculos artificais, como exemplo : troncos deitados , saltos , paralelepipedos , curva com leques de troncos e etc etc)
Enduro Test :( circuito normalmente montado em trilhas naturais podendo ser de baixa , média ou alta velocidade )
Cross Test : ( Circuito montado com base do Motocross , podendo ou não ter saltos , isso fica por critério do organizador)

A parte da Regularidade fica por conta dos CH ( Controle de Horário ) , antes de você começar a prova você irá receber uma "etiqueta" cheia de horários , CH1 , CH2 , CH3 e por ai vai ...
Você tem por obrigação passar em um determinado lugar , com a moto desligada e empurrando na casa de minuto relacionsado a sua etiqueta .
Por exemplo ; está na sua etiqueta 10:30hrs , você tem de 10:30.00hrs até 10:30.59hrs . Se você passar um segundo antes do seu horário ou um segundo depois , você é penalizado com 1 minuto em seu tempo.

Vamos supor que somando todas as especiais você fez um tempo de 40minutos , porém atrasou 2minutos no CH . Seu tempo de prova será 42minutos . Ou seja , não adianta ser só rapido sem ser regular , no Enduro FIM , a regularidade é tão importante quanto a velocidade.



A melhor forma para aprender é praticar .
Sabendo disso , vamos pras provas galera, !!!!



Texto : Gabriel Timm