segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Como adaptar sua moto para o OFF-ROAD ?


É muito comum encontrar-mos motos de "rua" adaptadas para o uso do Off-Road , encontramos destas motos tanto em trilhas como em competições , um grande exemplo de moto de "rua" adotada para o Off é a Honda XR250 Tornado , além de XR200 , NX200 , DT180 , DT200 , XTZ250Lander entre outras.

Sabendo disso , iremos publicar aqui 10 dicas em relação a como apadtar corretamente a sua moto "street" para o Off-Road.


O primeiro passo para adaptar sua moto de rua para o off-road é fazer uma revisão geral da motocicleta . Item que poucos dão importância , mas que é fundamental , visto que uma moto off-road irá enfrentar desafios que concerteza uma moto de rua não encontra , portanto a "geral" é de extrema importancia .


Feito isso o próximo passo é retirar os retrovisores , as setas , bagageiro, Lanterna traseira, Buzina, Painel, Pedaleira do garupa , enfim tudo aquilo que você não vai usar em uma trilha ou corrida . Além de aliviar o peso, essas peças podem se quebrar com facilidade nas trilhas.


3º Troque os pneus originais por um pneu "biscoito" de alguma marca de sua prefêrencia. Para obter tração em qualquer terreno (principalmente em subidas e lama) fica muito melhor, assim como a aderência em curvas e as frenagens que serão mais seguras . Recomendamos : Pirelli


4º Troque a relaçao de transmissão original por uma mais reduzida ( varia de moto para moto ) , ou seje com a coroa maior e o pinhão menor , isso fará com que você perca velocidade final , mas por sua vez fará com que sua moto fique com mais força , o que ajudará bastante , principalmente em subidas mais "nervosas". Recomendamos pinhão e coroa das marcas : VAZ E RIFFEL e corrente com retentor (evita que a lama e areia entre nos roletes desgastando-a mais rápido) da marca DID ou KMC.


5º Troque o guidão original por um guidão próprio para o OFF-Road , além de deixar sua moto mais bonita ,aguentar mais a tombos ele irá te trazer uma posição mais confortavél . Temos a opção do guidão FATBAR ( sem barra e com o centro com diâmetro mais largo) da Booster BBR R$250,00.

Outro itém de extrema importancia , é a preparação da suspensão . Uma moto com a suspensão preparada , além de te trazer mais conforto , te traz mais segurança , pois fica mais na "mão" e você perde menos o controle da moto . Consulte-nos preços pelo tel (11)4461-3343 ou msn :
mototimm@hotmail.com


7º Escapamento Esportivo : . Além de deixar a sua motocicleta mais leve, deixa com um ronco mais forte e a moto fica mais rápida nas respostas.


8º Manoplas : A escolha da manopla também é um itém muito pessoal , pois existem de varias marcas. O que é importante é ver qual manopla da mais "grip" , ou seje , qual que de mais firmeza na pilotagem.


9ºProtetor de Mão : Este itém irá ajudar na proteção contra galhos , tocos e etc , e também irá proteger os mantes em caso de queda . Apesar de "agredir" um pouco o visual da moto , tem sua importância .


10ºTrava de Pneu : Para finalizar um itém de menos valor porém não menos importante , tem por função impedir que o pneu "gire" sobre o aro da roda , evitando com que "rasgue" a câmara de ar . Mesmo quando se usa menos pressão nos pneus.


Texto : Gabriel Timm
Foto : Gabriel Timm





9 comentários:

  1. depois disso é só encher o tanque e enrolar bem o cabo.

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  2. Fala ai Gabriel , vc ta na minha lista de recomendaçoes. abraços. o blog ta show.

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  3. Muito boas as suas dicas, está de parabéns Gabriel! Beijos, TE AMO

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  4. Valeu Silvino , muito obrigado pelos elogios , aos poucos vamos deixar esse blog nos "trinques" .

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  5. VAleu amor , espero que a galera também goste . Te amo

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  6. Parabens, pois alem de dar o maior torque e desempenho do equipamento você tabem preza pelo o que a de mais importante a segurança de ambos tanto piloto quanto a moto; Bom seria colocar algumas dicas sobre equipamentos de segurança pessoal , bom me disperso por aqui abraços ate mais

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  7. E ai Gabriel tenho uma lander 250 queria saber o que faço com o reservatorio do liquido de freio que na pedana do garupa onde posso colocar, local este onde não haja perido de quebrar ou bater.. desde ja te agradeço ah se puder mandar foto de como fazer e o material que vou precisar pra fazer esta adaptação.... abraço Fernando de Porto Alegre email fm_santos1973@terra.com.br

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  8. Tenho um quadro de CRF230 e quero adaptar um motor de Tornado 250. O que você acha?
    Será que vai ser preciso serrar o quadro? Será que fica bom? Você já viu uma adaptação dessa?

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  9. Essa motinha me deu muitos bons momentos, depois da preparação na suspensão dianteira e traseira posso afirmar literalmente que ficou outra moto depois isso, tanto para trilha como nas pistas ....

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