quarta-feira, 3 de março de 2010

Manutenção Amortecedor Suzuki Hayabusa


Poucas pessoas dão o devido valor quanto a revisão nos amortecedores das motos esportivas .
Aqui vamos descrever porque devemos estar sempre atento a revisão do sistema de amortecimento , tanto para própria segurança e conforto , quanto para conservação do amortecedor.

Porque deve trocar o oleo do amortecedor periodicamente?

Segurança no amortecimento
O movimento da suspensão, por mais lubrificada que seja, cria um atrito entre as peças móveis . Esse atrito faz com que o material solte partículas minúsculas que ficam em suspensão no óleo, que acaba ficando contaminado, tendo suas propriedades originais de viscosidade e lubrificação alteradas. Mesmo que não fossem essas partículas, o próprio movimento do óleo, sofrendo compressão e mudanças de temperatura, já sofre alguma alteração. A suspensão começa a trabalhar de forma diferente, perdendo as características de amortecimento desejadas.

Conservação
O perigo maior, entretanto, são os danos causados pelas partículas metálicas em constante atrito com as paredes e peças móveis, agindo como uma "lixa". O óleo, em vez de lubrificar, passa a funcionar como um abrasivo, desgastando cada vez mais os componentes. A suspensão pode até mesmo entrar em colapso, se houver um entupimento sério.

Dessa forma, torna-se imprescindível realizar a manutenção periódica adequada, para que nosso investimento dure mais tempo e evitemos prejuízos e até mesmo acidentes causados por negligência. Os fabricantes costumam recomendar a troca do óleo em períodos fixos de horas de uso ou quilometragem rodada. Se o piloto castiga a suspensão mais do que o normal, convém diminuir esse período. Mesmo com pouco uso, é bom que o intervalo de tempo entre as trocas não passe de seis meses.
Custo do serviço: (incluso oleo Motul , mão de obra (desmontagem/limpeza/montagem)e recarga de nitrogenio) : R$ 400,00.

Quando a suspensão apresenta vazamentos de óleo, é necessário desmontá-la para investigar a causa. Pode ser por causa de retentores (que vedam o óleo) ressecados ou danificados, ou na pior das hipóteses, por desgaste excessivo das buchas internas ou haste. Valor das peças danificadas fica por conta do proprietario da moto.


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